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Atenção ao pegar as chaves

A compra na planta prolonga um pouco a espera, mas esse é um tipo de negócio que compensa para o investidor. Pouco antes de receber esse imóvel, tenha o memorial em mãos e fique atento a cada detalhe

A espera da entrega de um imóvel na planta pode ser longa, mas poucos momentos se comparam à alegria da ligação que comunica a fase de entrega da obra. No dia combinado, o cliente recebe o manual do usuário ou, caso ainda não tenha, uma cópia do memorial do imóvel. O documento é uma espécie de guia para o check list da unidade. Em se tratando de apartamento ou residência, a prática é mesma: verificar em detalhes se o que lhe foi entregue é exatamente o que foi prometido.

A companhia de um arquiteto ou corretor experiente pode ser uma boa ideia porque nem sempre é possível detectar defeitos apenas "de olho", especialmente quando o investidor é leigo no assunto e o imóvel ainda está em fase de finalização da obra.

Acabamento

A primeira coisa a fazer é verificar as condições gerais do imóvel. Portas e janelas devem abrir e fechar facilmente, sem ruídos, as trancas devem estar alinhadas. Verifique a integridade da madeira, trincos e puxadores. Veja se os batentes estão bem colocados e se há algum sinal de goteira ou manchas de umidade na janela. Olhe de perto também esquadrias, persianas e elementos em vidro, como o box. A vedação de silicone precisa ser bem feita para evitar problemas futuros.

O próximo item é a pintura. Veja se não ficaram bolhas, trincas ou manchas. Olhe também o acabamento em gesso, veja se as sancas e o forro estão bem nivelados. O piso e o contrapiso também devem estar nivelados e bem colocados. Um velho truque que funciona é levar consigo bolinhas de gude - role-as no chão e você verá se o piso está nivelado ou não.


Medidas
Uma trena é essencial para confirmar as medidas do imóvel - não se acanhe de abrir a sua na frente do corretor ou representante da construtora. É muito comum que as medidas não batam e, nesse caso pode-se fazer uma cordo para que o investidor não fique no prejuízo. Lembre-se que alguns poucos centímetros podem impedir a instalação de um roupeiro, atrapalhar a circulação das pessoas em torno da mesa de jantar e dificultar a movimentação de um carrinho de bebê ou cadeira de rodas no imóvel. Meça também a altura do pé direito, a altura do piso ao teto também tem que corresponder ao que consta no memorial ou manual do usuário.

Hidráulica e elétrica
Casas e apartamentos devem ser entregues com toda a instalação hidráulica e elétrica em perfeito funcionamento. Na maioria das vezes só é possível fazer o teste das tomadas com a energia ligada e como quem faz isso é o morador, qualquer defeito é comunicado depois. Já o funcionamento hidráulico é mais fácil de testar. Abra todas as torneiras, abra o chuveiro e observe tanto a vazão da água como se essa água corre para o ralo. Acione a descarga e observe se o sistema está funcionando direito. Veja também se a louça do banheiro está em bom estado, especialmente em relação a trincas e manchas que podem não sair depois. Observe ainda o estado geral da pia e do sifão.

Ainda que a energia não esteja ligada, verifique os disjuntores. Eles devem ter alguma identificação para teste futuro. Veja também se o número de tomadas corresponde ao que está no projeto, bem como sua localização. Caso existam opções de voltagem (220V ou 110V), as tomadas diferenciadas devem estar identificadas.

Chaves na mão
Ao concluir essa pequena "jornada" antes da entrega da obra anote os consertos, eventuais trocas ou reparos a serem realizados. Tenha uma cópia em mãos e destine a outra para a construtora ou imobiliária responsável. Lembre-se que o termo de vistoria significa que a unidade está em ordem, portanto não deve ser assinado antes dos ajustes.

Na MRV Engenharia, por exemplo a primeira vistoria do cliente é chamada vistoria antecipada, ocorre antes das obras terminarem para que a correção possa ser realizada prontamente. As chaves somente são entregues com a vistoria aprovada pelo cliente junto com o termo de posse. No documento constam as informações para solicitar a ligação de serviços básicos, como a energia elétrica, junto à Copel.

O Manual do Proprietário da unidade é entregue nessa fase com informações sobre todos os procedimentos referentes a assistência técnica, inclusive as maneiras de realizar uma solicitação e os prazos de garantia, que variam de imediatos a até cinco anos. "Trabalhamos muito, em todos os detalhes possíveis, para que nossos clientes estejam sempre satisfeitos", afirma Debora Batista, gestora de assistência técnica da regional sul da MRV.

Em até 30 dias o imóvel deve estar disponível para nova vistoria e aí sim, se tudo estiver em ordem, pode-se formalizar a entrega da unidade. Finalmente, em relação a pequenos problemas que apareçam depois, a reclamação pode ser feita em até um ano. No caso dos problemas estruturais, a garantia obrigatória é de 5 anos.

 

Data: 07/09/2015

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